Como fazer um disco, por Ana Carolina

“Estampado” é mistura documentário e show ao vivo

Desde moleque, me interesso muito por descobrir como as coisas são feitas. Um instrumento, uma ideia, uma obra de arte – sempre quis saber como alguém chegou àquela ideia. Curioso como intuitivamente o primeiro DVD que comprei na vida foi “Estampado”, da mineira Ana Carolina, e que mostra justamente os bastidores da criação do álbum.

Na parte documentária, o filme conta todos os bastidores dos estúdios, arranjos, músicos e produções que integram o álbum “Estampado”. Este, por sua vez, acabou compondo a trilha sonora de cinco telenovelas e vendeu 200 mil cópias no Brasil.

A Dona do Disco

ana02

Ana Carolina de Souza é de Juiz de Fora, no interior de Minas Gerais. Com nove discos lançados (além de coletâneas e registros ao vivo), a cantora flerta com vários estilos como pop, rock, mpb, samba e música eletrônica. Ana é uma grande vendedora de discos, com mais de 5 milhões de álbuns vendidos, além da enorme quantidade de prêmios de música conquistados. Contribui ainda para o sucesso a participação de suas músicas em trilhas sonoras de novelas e filmes – a mais recente, foi na abertura de Em família.

O Disco

O DVD Estampado é baseado na produção do álbum com mesmo nome, terceiro de estúdio de cantora e compositora mineira Ana Carolina, lançado em 2003. Com um misto de documentário e show, o filme apresenta todo o making of do disco e conta com inúmeras participações especiais como João Bosco, Chico Buarque, Maria Bethânia e Chico César, entre outros grandes nomes.

A propósito: é sobre tais nomes que Ana fala logo no início do filme. Para ela, a arte de tocar violão foi sempre inspirada em grandes violeiros como João Bosco: “Eu só canto por conta do violão”, ela chega a afirmar. Em outro ponto, abordando a canção “Pra rua me levar”, ela conta como foi Bethânia surge como musa.

“O encontro da minha vida foi com o Chico Buarque [sic]. Não tem um show que eu chore mais do que o dele. Perto dele, deixo tudo cair da minha mão, fico meio sem saber o que fazer. Foi emocionante gravar com ele, chorei muito, mas longe dele.”
(Ana Carolina, em entrevista à Revista Quem)

Este primeiro DVD conta também como foi a trajetória da Ana até este ponto, as pessoas que fizeram parte desta carreira e terminam como uma grande homenagem ao público em geral, à importância de se cantar para todos.

O DVD, por fim, acaba prestando uma grande homenagem ao público da cantora. É ele que aparece na reta final do documentário para contar como a cantora é importante em sua vida cotidiana e tudo o que eles já fizeram para se aproximar dela e prestigia-la.

Ficha Técnica

O DVD Estampado foi dirigido por Sérgio Bittencourt e Marilene Gondim, com produção de Remo Brandalise, Liminha e a própria Ana Carolina. Vendeu mais de 50 mil cópias. Além da parte do documentário, há uma seção “Voz e Violão” (em que Ana canta somente acompanhada de Violão), “O armazém da Ana” (em que ela canta outras canções captadas na própria casa da cantora) e “O largo e o show” (em que ela toca no Largo da Carioca, no Rio de Janeiro/RJ, acompanhada de banda). Veja como ficou no vídeo abaixo.

Com informações da Revista Quem.

Crédito das imagens: Luana Lima

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s